quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Você Sabia? Transdisciplinaridade

Qual é a Diferenças entre transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

A transdisciplinaridade não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa também que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas. É diferente de interdisciplinaridade, que exemplificando através de uma analogia, é basicamente como as nações unidas, que simplesmente une para discutir os problemas particulares de cada região. Nisto a transdisciplinaridade é mais integradora. Para haver essa dita transdisciplinaridade, é preciso haver um pensamento organizador, chamado pensamento complexo. Pela criação de um meta ponto de vista e não de um ponto de vista. O verdadeiro problema não é fazer uma adição de conhecimento, é organizar todo o conhecimento.

Portanto,

A transdisciplinaridade não constitui nem uma nova religião, nem uma nova filosofia, nem uma nova metafísica, nem uma ciência das ciências. Assim, a transdisciplinaridade não procura o domínio sobre várias outras disciplinas, mas a abertura de todas elas àquilo que as atravessa e as ultrapassa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transdisciplinaridade

Edgar Morin , nascido em Paris, onde cresceu e estudou e construiu uma rica carreira acadêmica, é um dos mais importantes e polêmicos intelectuais europeus, é diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica de Paris, é também fundador do Centro de Estudos Transdisciplinares da Escola de Altos Estudos Sociais de Paris, presidente da Agência Européia para a Cultura junto à Unesco, em Paris, e presidente da Associação para o Pensamento Complexo. Em sua obra, que já passa de meia centena de livros, Edgar Morin insiste que a reforma do pensamento é uma necessidade-chave da sociedade.

Visite o site e se quiser há 4 livros dele disponíveis para baixar em seu PC e ler a vontade.

http://colecoesnerds.weebly.com/3/post/2010/01/roda-viva-edgar-morin-18122000.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário