quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sobre Vestibular / Papo Legal

Papo Legal X Questões que merecem respostas:

Por Lia Settim com Claudia Caveagna Presotto

1.- Quais são as principais dúvidas e aflições dos jovens que vão prestar vestibular?

As dúvidas são várias e as aflições também. Os jovens que estão prestes a prestar vestibular têm que lidar com inúmeros questionamentos com os quais ficam inseguros, por mais que haja apoio familiar. Todo processo de mudança é o rompimento do que chamamos de “zona de conforto”. As cobranças da sociedade, o medo do insucesso, de não passar no vestibular, de escolher a profissão errada e o fato de os jovens depararem-se com maiores responsabilidades assusta a todos.

2. Como lidar com cada uma dessas dúvidas e aflições?

Uma das formas é fazer com que o aluno entenda os conteúdos cobrados no vestibular e não os decore. Isso gera maior autoconfiança na hora da prova e, como diz o grande escritor Edgar Morin, uma cabeça bem-feita é diferente de uma cabeça bem-cheia, ou seja, um saber bem compreendido fará com que o jovem saiba lidar com qualquer questão.

Também é importante que ele estabeleça metas e saiba aonde quer chegar, pois cerca de 60% dos alunos universitários desistem dos cursos pela falta de autoconhecimento e informações acerca das profissões. Por isso, é importante que o aluno faça pesquisas, visite universidades, assista a palestras e converse com profissionais de áreas diversas para que possa, dentro de um projeto de vida, amadurecer conceitos que farão a diferença na hora da escolha, do vestibular, na vida universitária e na carreira profissional.

Acima disso tudo, é fundamental que a família esteja sempre presente, apoiando o jovem e proporcionando informações e experiências que lhe tragam conhecimento e segurança nesta fase delicada.

3. Qual é o erro mais comum que os alunos cometem nesta fase?

Um dos erros comuns entre os vestibulandos é a escolha do curso pelo número de candidatos por vaga, ou seja, a “necessidade” de passar no vestibular faz com que muitos jovens abram mão do curso de que gostariam de fazer para escolher outros menos concorridos e que facilitem a sua entrada nas universidades.

Outro erro bastante comum é a escolha de cursos concorridíssimos como a medicina, por exemplo, sem que o jovem se prepare para um vestibular difícil ou ainda que não tenha condição financeira para se manter durante o período de ensino.

Por isso, volto a dizer sobre a necessidade do acompanhamento familiar e a orientação dos educadores do colégio para que o aluno tome decisões de forma consciente e segura.

4. É realmente necessário o jovem ficar tão ansioso para passar no vestibular logo no fim do ensino médio?

Eu diria que esta ansiedade não é algo escolhido pelos vestibulandos, muito pelo contrário, é algo que muitos gostariam de não sentir, pois o estado emocional atrapalha o desempenho escolar e a realização das provas dos vestibulares.

Para isso, é importante que ele descubra como controlar sua ansiedade, seja através de exercícios, técnicas, etc. Além disso, o projeto de vida de cada um deve ser respeitado.

Por isso, aquele que não se sente realmente preparado para ingressar na faculdade logo após a conclusão do ensino médio deve pensar que todos os anos novas vagas estão disponíveis e sempre há uma “segunda chance”.

5. A quais tipos de ajuda o aluno pode recorrer se estiver indeciso quanto a profissão?

Neste caso, o aluno deve pesquisar e conversar com pessoas mais experientes que poderão lhe servir como referências no desenvolvimento de sua identidade profissional. Além disso, deve procurar pelo SOE – Serviço de Orientação Educacional- do colégio onde estuda para ser orientado e encaminhado quando necessário.

O jovem também deve conversar bastante com seus pais para ajudá-lo na construção de um projeto de vida bem estruturado e que possa ser concretizado.

6. Como o aluno pode conhecer as faculdades que oferecem o curso escolhido? É importante visitar o campus? Conversar com alunos da faculdade?

Algumas universidades promovem programas através dos quais abrem suas portas para os alunos conhecerem os campi com visitas monitoradas. Outras faculdades também disponibilizam seus coordenadores para que o aluno possa conhecer a proposta e aplicação do curso. No site de cada uma delas há informações a respeito.

As visitas aos campi são de suma importância para a experiência dos jovens, pois a realidade da vida universitária só pode ser sentida através da vivência. Muitos ficam bastante surpresos com a diferença do espaço escolar com o universitário. Além disso, ainda têm a oportunidade de conversar e trocar “figurinhas” com alunos da faculdade.

7. É recomendado fazer cursinho e o terceiro ano ao mesmo tempo?

Depende do projeto de vida do aluno, da concorrência de seu curso, pois ele pode correr o risco de não fazer nem uma coisa e nem outra bem feita já que o último ano do ensino médio é bastante denso em termos de revisão de conteúdos e preparo para os vestibulares.

Os subsídios para a aprovação nos vestibulares é oferecido em praticamente todas as escolas privadas, depende do aluno aproveitar o tempo e este conhecimento para investir em seu ingresso nas faculdades.

http://www.ligadonafacul.com.br/papodeprofissional/542-ta_na_hora_do_vestibular.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário