quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ensaio

FILME APRENDER A APRENDER

Maria Glória da Silva

Ficha Técnica:
Filme: Aprender a aprender
Diretor: Josh Burton
Animation: Benjamin Willis
O filme recebe o nome de “O Pote” em inglês.
Personagens: Uma menina e um Papagaio Gigante.

O filme aprender a aprender mostra a vida cotidiana de um artesão. O foco esta todo centrado na construção de um pote perfeito. O essencial da temática proposta que tem um figurino exótico, rústico e até por que são personagens de anima _ que já faz toda a diferença na estruturação do roteiro, o amanhecer e o entardecer são vividos de forma expressiva pelo acordar e levantar do papagaio, enquanto a menina vai aos poucos moldando seus potes.

Logo no início a menina que tem um trabalho fácil, o de varrer o ambiente, mostra que quer saber mais e sua curiosidade que é natural nas crianças, é aguçada ao ver o artesão em seu oficio, a labutar, com o resultado de seu trabalho a realização... Um pote perfeito, ela o cerca solicitando que a ensine.

Quando nós queremos mudar o nosso primeiro ato é descobrir o que nós fará feliz, mesmo que tenhamos que batalhar para atingir nossos objetivos e com isso tudo aprendemos que aprender vai depender de coragem para enfrentar os desafios e as surpresas que virão no caminho, essa coragem que a menina exibe com tanta honestidade e singeleza a faz mas forte para persistir em sua busca pela perfeição ou seja para realizar um trabalho de qualidade.

Na busca de realização é do humano não ver os obstáculos, mas transpô-los como exige toda a aprendizagem, seja a do zelador, do artesão ou a do professor, as situações diferentes e os desafios virão sem sombra de dúvidas, mas depende de cada um para saber o que e como modificá-los, assim, o primeiro passo e que faz toda a diferença, ou seja, é o querer aprender e que os impulsionará na busca da realização de seus sonhos.

Pensando que nada poderá ser vencido, muitos desistem pelo caminho, param de acreditar que podem e que sempre haverá outro amanhã para recomeçar, assim os pessimistas não conseguem ir a frente, e como sempre estão com suas bolas vazias tentam a todo custo atingir o que tem gás extras como combustível saudável para alimentar seus sonhos e torná-los realidade, ato visível nesse anima e que não há ninguém dizendo para a menina que ela não atingirá seus objetivos.

Ao errar, em seu percurso que muito se parece com a da aprendizagem de letramento e alfabetização a garotinha, não tem medo de ousar de novo, e assim sucessivamente vai mostrando que pode melhorar é como a aquisição da escrita na leitura da primeira vogal e depois das consonantes para então estar apta a desvendar o mundo letrado de seus irmãos, amigos e familiares.

O encanto para aprender também poder ser visto no ato de ler e escrever. Quando temos pequenos aprendizes, como a personagem foco: a garotinha, sua curiosidade foi aguçada agora e a vez dela ser respaldado por um exemplo, um modelo, o referencial pra que sua vontade também seja concretizada, no trabalho com a argila entra em ação o conhecer o barro; a competência motora que será a motriz na sua pratica e também a habilidade nos movimentos por que toda a construção depende do equilibro que a pessoa possui, assim é o professor esse apoio presente.

O incentivo e apreciação de uma obra de arte precisa de compreensão e coragem para vencer o desconhecimento e agilidade para transformar fracasso em sucesso por que são as tentativas que nos fazem melhores e nesse caminhar que solidificamos nossa postura e ganhamos a vantagem de estar construindo o passo a passo, às vezes tentando muitas vezes para que um aprendizado se alicerce em nós como instrumento de edificação, e assim somos mais fortes para receber os elogios que virão através de um olhar ou palavras sinceras.

A criança que conhece as letras precisa de um olhar mais atento aguçado para a sua necessidade e vontade de aprender, então é à hora do professor estar ali lado a lado para ajudá-lo como mediador e ele não deve fazer sozinho, mas com apoio e direcionamento certo, por que não brincando como faz o personagem ao dar vida ao pedacinho de barro em seu dedo, para que a menina também brinque ao fazer o seu barro ganhar vida, ou seja, sofra a modificação, mas com carinho de quem o trata.

A educação é essa vontade que ganha vida quando a criança recebe o incentivo dos seus como aliados na caminhada rumo à aprendizagem do ato sincero de educar-se pela vida e para a vida. Toda construção ganha novos rumos e sabores até então desconhecidos, o olhar maravilhado e contemplativo da realização pessoal ao inserir se no mercado de trabalho e do mundo letrado, portanto torna-se cidadão do mundo.

O mundo fica mais divertido, quando colocamos nele a nossa obra, e Deus colocou a sua abra perfeita no mundo para que pudéssemos apreciá-lo com assopro divino como a personagem faz, e essa demonstração de que podemos será literalmente conquista quando acreditarmos que há sonhos possíveis e realizáveis quando se crê que tudo tem seu tempo pra acontecer na hora certa nossos sonhos se tornam realidade como os potes perfeitos exibido no filme. Basta pegar o que está no seu pote e exibi-lo para o mundo com tudo o que temos de melhor para oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário