domingo, 27 de novembro de 2011

ALIMENTOS QUE CURA


CARNES E OVOS
FRUTOS DO MAR
São ricos em ômega 3, um ácido capaz de transportar o colesterol ruim da corrente sangüínea para o fígado, onde é quebrado evitando a formação de placas de gordura nas artérias. Ajuda, portanto, a baixar os riscos de doenças cardíacas, como o infarto. Deixa as defesas do organismo mais resistentes e amplia a capacidade respiratória. Como os peixes, deve ser evitado por quem tem produção elevada de ácido úrico.
PEIXES
Os mais magros, como a pescada e o bacalhau, ajudam a remover o oxalato, uma substância que em acúmulo no organismo provoca cálculos renais. Salmão, truta e demais espécies oleosas facilitam a absorção do cálcio, prevenindo a osteoporose. Há restrições no consumo para quem produz muito ácido úrico.
OVOS
Combate a osteoporose, melhora a visão e evita problemas bucais, principalmente a gengivite. Como aumenta o nível de colesterol do sangue, deve ser consumido com moderação. O limite gira em torno de 1,5 gema por dia para quem leva uma vida sedentária. Esta restrição também vale para quem sofre de diabetes. Pessoas que têm problemas de fígado (hepatite, por exemplo) devem evitar ovos.
AVES
Possuem uma quantidade pequena de gordura e liberam pouco colesterol ruim na corrente sanguínea durante a digestão. O consumo moderado é, portanto, mais saudável que o das carnes vermelhas. Entretanto, possui pouco ferro, ajudando menos no combate à anemia. Comer demais acentua o risco de doenças como o câncer.
CARNE BOVINA
Recomenda-se consumir, no máximo, 80 g por dia. Caso contrário, funcionará como fator de risco para doenças cardíacas, câncer, diabetes e cálculos renais. Com moderação, ajuda a combater a anemia, a fortalecer o sistema imunológico do organismo e aumentar a capacidade respiratória.
EMBUTIDOS
O consumo exagerado de presunto, salame, mortadela e outros embutidos pode causar pressão alta. Isso devido à alta concentração de sódio usada no processo de conserva.
FÍGADO
Combate a anemia e aumenta a resistência do sistema imunológico. Possui elementos químicos, tais como o selênio e zinco, que melhoram o desempenho do cérebro. Há restrições no consumo para quem produz muito ácido úrico. O acúmulo da substância provoca cálculos renais.
PORCO
Eficiente no combate à anemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário