quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Criação de Colagem

Você tem total controle artístico sobre o conteúdo e o layout da colagem. Experimente os seis tipos de colagem diferentes na tela de criação de colagem controlada. Para criar uma colagem, siga as instruções abaixo:
  1. Selecione as fotos que deseja incluir na colagem.

       ESTILO: Seleção de várias fotos


A Bandeja de fotos localizada no canto inferior esquerdo do Picasa exibe as fotos selecionadas na visualização de biblioteca. Reunindo as fotos na Bandeja de fotos, você pode aplicar com facilidade uma ação, como enviar por e-mail ou fazer upload, de várias fotos ao mesmo tempo. Use as seguintes dicas para selecionar com eficiência várias fotos:
  • Pressione a tecla Ctrl (Windows) ou Command (mac) no teclado enquanto clica nas fotos para selecionar várias fotos da mesma pasta ou álbum. À medida que você seleciona cada foto, ela aparecerá na Bandeja de fotos. Para selecionar todas as fotos de uma pasta ou álbum, clique em Editar e selecionar todas ou use o atalho do teclado Ctrl-A (Windows) ou Command-A (Mac).
  • Use o botão Manter para manter as fotos selecionadas na Bandeja de fotos. Depois de clicar no botão Manter, você pode selecionar fotos de outras pastas ou álbuns.
  • Use o botão Limpar para remover todas as fotos da Bandeja de fotos. Se você mudar de idéia sobre incluir uma determinada foto, selecione a foto na Bandeja de fotos e clique no botão Limpar. Isso removerá a foto selecionada do grupo.
  1. Clique no botão Colagem na Bandeja de fotos. Você pode também criar uma colagem para todas as fotos contidas em uma pasta ou álbum clicando no botão Criar colagem de fotos, localizado no cabeçalho da pasta ou do álbum.
  2. Na página de criação da colagem, use as guias Configurações e Clipes para controlar a aparência e o conteúdo da colagem:
Estilo de Colagem

Você pode escolher a partir de seis estilos de colagem diferentes usando o menu suspenso na guia Configurações:
    1. Pilha de fotos: essa colagem se assemelha a uma pilha de fotos espalhadas. Você pode arrastar fotos pela colagem, levar uma foto para cima ou para baixo na pilha e ajustar a escala e o ângulo de cada foto. Clique em uma imagem da colagem e a roda aparecerá na parte superior da imagem selecionada. Ajuste a escala e o ângulo da foto clicando e arrastando o botão de roda.
    2. Mosaico: o Picasa encaixa automaticamente as fotos na página. Ao contrário da colagem "Grade", as fotos não são alinhadas em linhas e colunas perfeitas.
    3. Mosaico de quadros: você pode criar um mosaico das imagens selecionadas, todas ao redor de uma imagem central em destaque. Você pode alterar a imagem central clicando na imagem central desejada e, em seguida, clicando no botão Definir como centro do quadro.
    4. Grade: todas as fotos selecionadas são organizadas em linhas e colunas regulares.
    5. Folha de contatos: suas fotos são perfeitamente organizadas como miniaturas.
    6. Exposição múltipla: suas fotos selecionadas são sobrepostas umas sobre as outras. Você obterá melhores resultados para essa colagem se usar menos imagens.
Configurações

Você pode usar várias opções da guia Configurações para alterar a aparência da colagem. Essas opções variam dependendo do tipo de colagem escolhida.
    • Espaçamento da grade - Disponível para as colagens "Mosaico", "Grade" e "Mosaico de quadros". Use esse controle deslizante para ajustar a quantidade de espaço de borda entre as fotos.
    • Bordas da imagem - Disponível para as colagens "Pilha de fotos" e "Folha de contatos". Adicione uma borda branca ou uma borda polaroid a cada foto.
    • Opções de plano de fundo - Escolha uma cor ou uma foto como tema do plano de fundo de sua colagem.
    • Formato da página - Selecione um tamanho para sua colagem. O Picasa ajustará automaticamente a aparência de sua colagem. Para ajustar a colagem na área de trabalho do computador, selecioneExibição atual no menu suspenso "Formato da página".
    • Orientação - Oriente o design na vertical ou na horizontal.
    • Desenhar sombras - Você pode fornecer alguma profundidade à sua colagem marcando a caixa de seleção "Desenhar sombras".
    • Mostrar legendas - Disponível para a colagem "Pilha de fotos". Marque a caixa de seleção "Mostrar legendas" para adicionar legendas de fotos à colagem.
Adicionar mais fotos

Durante o processo de criação da colagem, você pode adicionar mais fotos a qualquer momento na guia Clipes.
Clique na guia Clipes no lado esquerdo da página de criação da colagem. A pasta que contém as fotos com as quais você está trabalhando estará disponível na guia Clipes.
1. Selecione as fotos que você gostaria de adicionar e clique no botão (+) para inseri-las na colagem.
2. Se desejar adicionar fotos de uma pasta diferente, clique no botão Obter mais para encontrar fotos adicionais na sua Biblioteca.
3. Selecione na foto da Biblioteca.
4. Depois de terminar, clique em Voltar para colagem na Bandeja de fotos. Você deverá ver agora as imagens adicionais exibidas na guia Clipes.
5.Selecione as imagens que você gostaria de adicionar e use o botão (+) para adicioná-las à colagem. Você pode usar o botão (x) para remover imagens da guia Clipes.
6. Use os botões acima e abaixo da colagem para ajudar a selecionar e organizar as fotos da colagem. Para remover uma foto da colagem, selecione a foto em questão e clique no botão Remover acima da colagem.
7. Quando estiver satisfeito com seu trabalho, clique em Criação de colagem. Ou então, clique no botão Plano de fundo da área de trabalho para criar a colagem e defini-la automaticamente como sua imagem da área de trabalho do computador. Depois de criada, você poderá compartilhar a colagem com amigos fazendo upload para os Álbuns da web do Picasa, enviá-la por e-mail ou imprimi-la em alta resolução.

Todas as colagens concluídas e os rascunhos serão salvos na pasta "Colagens", localizada em Minhas imagens > Picasa (Windows) ou Imagens > Picasa (Mac). No Picasa, a pasta "Colagem" está localizada na coleção "Projetos" (visualização de pastas linear) ou na pasta "Picasa" (visualização em árvore).

Como salvar rascunhos: se você não tiver terminado de criar uma colagem, clique no botão Fechar e será exibida uma solicitação para salvar um rascunho do seu trabalho na pasta "Colagens".

Como editar uma colagem: você pode editar um rascunho ou uma colagem finalizada a qualquer momento. Na Biblioteca do Picasa, clique duas vezes na colagem selecionada e, em seguida, clique no botão Editar colagem para acessar a página de criação de colagens. Use as ferramentas acima para fazer as alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário