sábado, 25 de agosto de 2012

SAÚDE & VITAMINA

As Vitaminas do Complexo B



O complexo B é formado por oito vitaminas que assemelham-se quanto às funções nas reações do metabolismo e produção de energia. São elas: tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico e cianocobalamina.

Tiamina (B1)
A tiamina participa da formação de coenzimas envolvidas no metabolismo dos carboidratos (transformação de glicose em energia), e desempenha um importante papel na condução dos impulsos nervosos.
A deficiência de tiamina acarreta: irritabilidade, ansiedade, nervosismo, indigestão e perda de memória.
As principais fontes alimentares de tiamina incluem: alimentos enriquecidos ou fortificados, grãos integrais, pães e outros cereais.

Riboflavina (B2)
Exerce um papel importante no metabolismo dos carboidratos, além de atuar no metabolismos de ácidos graxos e aminoácidos.
A deficiência está relacionada à ocorrência de glossite, estomatite angular, queratose, dermatite, rachaduras nos pés e manifestações oculares.
As principais fontes de riboflavina incluem: fígado, leguminosas, leite, rim, carnes, ovos, ostras, gérmen de trigo, nabo, beterraba, levêdo de cerveja e farelo de arroz.

Niacina (B3)
Nutriente fundamental para que ocorra reações químicas do corpo
que fornecem energia para as células.
A deficiência desta vitamina correlaciona-se a dermatites, estomatites, diarréias, cefaléia, depressão e lapsos de memória e pelagra.
As principais fontes de niacina incluem: fígado, carnes, aves, pescados, grãos integrais, pães, cereais enriquecidos e legumes correspondem à alimentos ricos em ácido nicotínico.

Ácido Pantotênico (B5)
O ácido pantotênico auxilia na produção de energia através de carboidratos, lipídeos e aminoácidos.
A deficiência pode causar: doenças neurológicas, sonolência, dor de cabeça, flatulência (gases), irritabilidade e nervosismo.
As principais fontes de incluem: carnes, miúdos,ovo e cereais integrais.

Piridoxina (B6)
Nutriente que partcipa do metabolismo das proteínas, da produção de hormônios, de hemácias e anticorpos, e é essencial para a manutenção do funcionamento do sistema nervoso central.
A deficiência da vitamina pode gerar: aumento de peso, desordens na pele, anemia, perda do controle muscular, fadiga, irritabilidade e depressão.
As principais fontes de piridoxina incluem: banana, frango, miúdos, carne, porco, manteiga de amendoim, feijão preto, trigo integral, cereais e pães enriquecidos.

Biotina (B8)
Regula metabolismo dos ácidos graxos (gorduras) e participam na síntese das proteínas, carboidratos e gorduras. Alivia dores e dermatite.
A deficiência pode gerar: retenção de líqudios, queda de cabelo, vômito, enjôo, unhas fracas e cansaço.
A biotina pode ser encontrada através de levedura, arroz integral, frutas, nozes, ovos, carnes, leite.

Ácido fólico (B9)
Participa da formação das células vermelhas do sangue e é essencial para o crescimento e reprodução de todas as células do organismo.
A deficiência pode gerar: aftas, cansaço, fraqueza muscular, dor de cabeça, dor nas pernas e diminuíção da memória.
As principais fontes alimentares são: vegetais verde escuros, feijão, ervilha, miúdos, carne, frutos do mar, ovos, levedo de cerveja, brócolis, repolho e alimentos enriquecidos.

Cianocobalamina (B12)
Participa do processo de formação dos glóbulos vermelhos.
A deficiência pode gerar: anemia, fraqueza, formigamento de mãos e pés, irritabilidade e cansaço.
As principais fontes são: carnes, ovos, queijos, miúdos, cereais integrais e vegetais verde escuros.

http://luzecalor.blogspot.com.br/search/label/Nutri%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário