terça-feira, 7 de agosto de 2012

Arte Islâmica

Arte islâmica desvenda segredos da matemática
Decoração geométrica na Grande Mesquita do Kuwait
Exemplo de geometria quasi-cristalina usada por artesãos islâmicos no séc. XIII
Um estudo publicado na revista norte-americana, Science revela o uso de geometria quasi-cristalina, uma disciplina recente, na arte islâmica do século XV.
Segundo os autores do estudo, os artesãos medievais islâmicos tinham um entendimento intuitivo de fórmulas matemáticas complexas, apeser de não conhecerem a teoria que as explicava.
Os investigadores salientam que o século XII marcou um grande avanço na matemática e desenho islâmicos.
Só nos últimos 30 anos conseguinos explicar a geometria islâmica
Peter Lu, Universidade de Harvard

"É absolutamente espantoso", exclama Peter Lu, cientista da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo.
"Eles decoravam azulejos com padrões tão sofisticados que só nos últimos 20 ou 30 anos os conseguimos explicar matematicamente".
Padrão geométrico islâmico
Formas simples, fórmulas difíceis

Formas do infinito
Os desenhos islâmicos reflectem os princípios da geometria quasi-cristalina através do uso de formas poligonais simétricas para a criação de padrões que podem ser repetidos indefinidamente.
Até agora, o ponto de vista convencional era que os complicados padrões de estrelas e polígonos típicos do design islâmico eram concebidos como linhas em ziguezague e desenhados com réguas e compassos.
Peter Lu, à esquerda, tornou-se perito em geometria quasi-cristalina após uma viagem à Àsia Central.

"É um prazer observar como a geometria da arte islâmica se foi tornando cada vez mais complexa", acrescenta Peter Lu.
O cientista tornou-se entusiasta do tópico enquanto viajava no Uzbequistão, onde reparou num edifício islâmico do século XVI com um exuberante padrão decagonal.
Lu, que concebe experiências físico-químicas para a Estacão Espacial Internacional, encontrava-se na região em visita a uma instalação aeronáutica no Turkmenistão.
A arte islâmica tradicional distingue-se por uma mistura de caligrafia, geometria e motivos florais enquanto representações da forma huma são proíbidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário