sábado, 25 de agosto de 2012

SAÚDE & ALIMENTOS

Alimentos que melhoram o humor



Com a correria do dia a dia, é muito fácil a gente deixar o mau humor nos dominar.
Existem diversas pesquisas científicas que comprovam que alguns alimentos nos ajudam a aumentar a liberação e a produção neurotransmissores (sustâncias que circulam pelo cérebro e são responsáveis pela sensação de bem estar e prazer), entre eles: serotonina, endorfina e dopamina. Este é o mecanismo usado por vários antidepressivos medicamentosos. Veja só, você pode melhorar o seu humor passando no supermercado, não na farmácia!

- Chocolate: Além do açúcar, contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina . Dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Mas não vai se animando e achando que está “ liberado geral”, não exagere, açúcar demais faz o efeito inverso e piora o humor – mais para frente eu explico o porquê. Além do que, se você aumentar de peso, com certeza vai ficar mal humorado!

- Aveia: Cereal que contém altas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberar a serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.

- Banana: Contém duas substâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e a vitamina B6, que garante mais energia.

- Pimenta: A sensação de ardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores para o humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário