terça-feira, 7 de agosto de 2012

Desenho Geometrico

Desenho geométrico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
O Desenho Geométrico traçado com régua e compasso

Desenho Geométrico é um conjunto de técnicas para construção de formas geométricas e resolução de problemas com a utilização da régua e do compasso.
As formas geométricas aparecem em todo o universo, na natureza e nas obras humanas, independente da cultura ou da crença de cada povo.
Para os matemáticos da antiguidade, a geometria não poderia prescindir dos métodos de construções geométricas, necessários ao entendimento, enriquecimento teórico e à solução de problemas.
A exatidão e a precisão exigidas ao desenho geométrico torna-o aliado importante na aplicação de conceitos da geometria em áreas significativas do conhecimento humano, como a arquitetura, a engenharia, o desenho industrial, entre outros.
O processo do desenho geométrico tem como base as construções com régua e compasso, que, por sua vez, baseiam-se nos três primeiros postulados dos Elementos de Euclides.
A importância histórica da régua e do compasso como instrumentos na solução de problemas geométricos, leva muitos autores a limitarem o próprio Desenho Geométrico apenas à representação e solução de figuras geométricas no plano
Com o desenvolvimento dos programas de desenho ajudado por computador (CAD), o desenho geométrico passou a ter mais importância nos processos de ensino-aprendizagem (desenvolvimento das faculdades espaciais) do que no traçado impreciso que a régua e o compasso oferecem, ao levar-se em conta a imensa precisão dos sistemas computacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário