domingo, 25 de outubro de 2009

Elefante da Cica


Jotalhão - Personagem da semana – Elefante da Cica


Everson Barbosa


Essa semana tive que fazer um trabalho bastante interessante sobre embalagens. Na cadeira de direção de arte II – do ilustrissimo professor Rudinei Kopp (tomara que ele leia isso) – fiz uma pesquisa sobre as embalagens dos extratos de tomate. E que a que mais se diferencia sem duvida, ainda é a Cica (agora da Knorr), foi bacana rever o Elefante da Cica, bons tempos que lia Turma da Mônica, e ele estava lá..Jotalhão!
Acho muito interessante esses estudos sobre marcas, e posicionamento que elas tem na mente do consumidor. Através de uma simples pesquisa em supermercados, é possível tirar ótimas conclusões de marketing. O objetivo desse trabalho que fiz é para mais tarde redesenhar ou criar um novo produto do segmento, provavelmente vamos (eu e meu colega Fernando Faguuuuuuuundes) redesenhar uma embalagem, se tudo sair nos conformes, vou divulgando o trabalho aqui.
Então por curiosidade pra quem quiser saber mais sobre o simpático elefante verde:
“A marca de extrato de tomate Elefante, introdzida no mercado em 1941, e um dos itens de maior prestígio e de vendas no portfólio da Cica, tem sua origem no gosto de Rodolfo “Rudi” Bonfiglioli, filho de um dos fundadores da empresa, por caçadas de elefantes. Já o elefante verde que aparece na decoração das latinhas, o personagem Jotalhão, de Maurício de Souza, foi criado em 1962 para uma campanha publicitária – que não foi adiante – do Jornal do Brasil, conhecido como JB, que tinha aquele animal como símbolo de seu caderno de anúncios classificados. Oferecido então à Cica, foi adotado em 1979, dentro de um processo de modernização do design e da estratégia de comunicação da empresa. O Jotalhão substituiu o desenho realista de um elefante, animal que aliás integrava a logomarca da Cica. Começou então um grande trabalho de alicerçar o personagem, transformá-lo num simpático símbolo da empresa, naqueles tempos, ao lado da Mônica. Atualmente a marca Cica pertence a Knorr de propriedade da Unileve”
Fonte: Mundo das Marcas
http://blogs.gospelmais.com.br/eversonbarbosa/personagem-da-semana-elefante-da-cica

Nenhum comentário:

Postar um comentário