sexta-feira, 16 de outubro de 2009

VOCÊ SABIA? História do Inmetro

HISTÓRICO DO INMETRO

Durante o primeiro Império, foram feitas diversas tentativas de uniformização das unidades de medida brasileiras. Mas apenas em 26 de junho de 1862, Dom Pedro II promulgava a Lei Imperial nº 1157 e com ela oficializava, em todo o território nacional, o sistema métrico decimal francês.

O Brasil foi uma das primeiras nações a adotar o novo sistema, que seria utilizado em todo o mundo.


Com o crescimento industrial do século seguinte, fazia-se necessário criar no país instrumentos mais eficazes de controle que viessem a impulsionar e proteger produtores e consumidores.

Em 1961 foi criado o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), que implantou a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, os atuais IPEM, e instituiu o Sistema Internacional de Unidades (S.I.) em todo o território nacional.


Logo, verificou-se que isso não era o bastante. Era necessário acompanhar o mundo na sua corrida tecnológica, no aperfeiçoamento, na exatidão e, principalmente, no atendimento às exigências do consumidor. Era necessário a Qualidade.


Em 1973, nascia o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro, que no âmbito de sua ampla missão institucional, objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.


Datas Especiais para o Inmetro

1862 - D. Pedro II com a Lei Imperial nº 1.157 estabelece que o sistema de pesos e medidas será substituído pelo sistema métrico francês.
1872 - Implantado o Sistema Métrico Decimal no Brasil.
1972 - Determinada a padronização do acondicionamento para a venda a varejo de cereias e grãos.
1973 - Normas para a embalagem de massas alimentícias e biscoitos.
1980 - Definitiva implantação do Inmetro com a transferência das atribuições do INPM.
1994 - Criação do órgão metrológico estadual do Amazonas (Ipem-AM).
2002 - Criação do órgão metrológico estadual de Rondônia.
2002 - Lançamento do Portal do Consumidor em parceria com o Ministério da Justiça dentro do PBQP.
2007 - Inmetro confere o primeiro Certificado em Responsabilidade Social à Serasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário