segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Você Sabia? Eva Furnari


EVA FURNARI


Eva Furnari nasceu em Roma, Itália, há alguns anos atrás. Logo depois veio para o Brasil e se radicou em São Paulo. Sentindo-se atraída pela literatura infantil, criou uma identidade através do seu traço e da sua “ilustração narrativa”, destinada ao público infantil.


A bruxinha é sua pesonagem mais conhecida. Surgiu quando ela colaborava com a Folhinha de São Paulo (suplemento infantil do Jornal Folha de São Paulo) em tirinhas geniais onde desenvolveu sua narrativa “muda”, sem texto, mas com imagens maravilhosas que valem por mil palavras. A equipe Estiveram com a Eva Furnari na Feira do Livro em Brasília. Num bate papo muito descontraído, ela deu vivas ao Projeto roedoresdelivros e ali, num instante, pediu um papel, caneta, e fez uma adorável bruxinha para o blog.


'Uma honra para nós! Vida longa e muita inspiração para a Eva Furnari!!!
Que suas ilustrações, mágicas, sigam encantando a todos nós! ' Ana


Somos sabedores de que Eva Furnari é autora de mais de 50 livros, ela tem no currículo prêmios importantes, entre eles seis Jabutis - por Truks, 1991; A Bruxa Zelda e os 80 Docinhos, 1996; Anjinho, 1998; Circo da Lua, 2004; e dois, ilustração e texto, por Cacoete, 2006 -, oito indicações de 'altamente recomendável' pela Federação Nacional do Livro para Infância e Juventude e ainda o APCA pelo conjunto da obra.



Este post é para dismistificar a idéia de que é proibido falar de monstros, fastasmas e bruxas para crianças. Tudo isso faz parte da infância. Tudo isso ajuda a que ela possa fantasiar e encarar seus medos da melhor forma possível!!! Para quem não conhece, a Maravilhosa EVA FURNARI escreveu BRUXINHA E AS MALDADES DA SORUMBÁTICA , esta história fala de uma Bruxa perversa que quer transformar as tias da bruxinha em geléia e para quebrar o encanto nossa pequena bruxa tem que enfrentar alguns terríveis obstáculos... Não, nossa contadora de historias não errou de livro, nem de tema... mas as crianças adoraram e tornaram nossa manhã de sábado - ainda mais encantadora.


Não que ela negue a importância da arte como instrumento de formação da criança. 'A literatura é um meio fantástico de ensinar alguma coisa, de transmitir valores. Claro que a leitura de livros não dispensa os conselhos, a conversa com pais e educadores. Mas se a literatura é boa, genuína, se tem humor, emoção, se o personagem existe, o autor vai fundo, então sua leitura envolve emoção, torna-se experiência e provoca transformação interna. O aprendizado de valores feito assim é profundo, porque une ética, estética e emoção. ' Para Ana, as historinhas permitem que as crianças deem asas à fantasia, melhorando o raciocínio. "Também vemos que há uma maior socialização entre elas. Alguns bem calados tornaram-se os mais falantes", observa. O objetivo dos Roedores de Livros é familiarizar as crianças com a leitura, permitindo-lhes uma melhor interação com bibliotecas e livrarias.





"O amor pelo livro precisa ser incentivado", constata Ana, enquanto fecha a caixa com livros e dá o último aviso às crianças: "Sábado que vem tem mais".



Postado por Ana Paula Bernardes IN http://roedoresdelivros.blogspot.com
http://ensinandoeaprendendoemsaladerecursos.blogspot.com/2006/12/eva-furnari-arte-sem-preconceito.html


Imagens: dolles da lele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário