domingo, 25 de outubro de 2009

JOTALHÃO de Maurício de Souza



Exposição resgata história de afeição de Jotalhão
com as consumidoras brasileiras

Redação Portal IMPRENSA*

De personagem das histórias em quadrinhos a ícone dos extratos de tomate, a trajetória do personagem Jotalhão, criado por Maurício de Souza, é um dos cases de sucesso da Unilever Brasil. O Extrato Knorr Elefante tornou-se referência em identificação e força de marca, e terá sua história apresentada durante a exposição que comemora os 50 anos de carreira do desenhista, no MuBe, em São Paulo (SP), que começa em 19 de julho.
Primogênito da marca Cica - empresa brasileira adquirida pela Unilever em 1993 - o Extrato de Tomate Elefante foi introduzido ao mercado em 1941, e trazia na embalagem um elefante bem diferente do divertido Jotalhão. Em 1968, porém, Maurício de Souza publicou no jornal Folha de S. Paulo uma tirinha na qual a personagem Mônica puxava o Jotalhão pela tromba, sob o olhar do Cebolinha, que ponderou: "Não sei, não... mas acho que sua mãe pediu foi massa de tomate". A partir daí, foi estabelecido o novo garoto-propaganda da marca que ajudou a modernizar e rejuvenescer o produto.
"O Jotalhão, ao longo desse mais de 40 anos como garoto-propaganda do extrato de tomate, tornou-se integrante da história da Unilever, assim como das famílias brasileiras. A presença do personagem, por décadas nas cozinhas dos consumidores, aliado ao seu jeito carinhoso e divertido, agregou ao produto uma relação única de afeição, o que fez do case referência em força de marca", afirma Thaís Pires, gerente de marketing dos atomatados Knorr.
Antes de se tornar a cara do extrato de tomate, Jotalhão era conhecido como um dos integrantes do grupo de personagens da Turma da Mata. Criado m 1962, grande, verde e desajeitado, o bicho protegia a mata contra os caçadores e ele ficava envergonhado com as investidas de Rita Najura, uma formiguinha apaixonada por ele.


Conheça mais sobre a história do Jotalhão e do Extrato Knorr Elefante
Exposição 50 anos Maurício de Souza
MuBe - Av. Europa, 218 - Jardim Europa
Raquel Trevezan - raquel@imagemcorporativa.com.br
Mayra Oliveira - mayra@imagemcorporativa.com.br
Bruna Ventorim - bruna@imagemcorporativa.com.br
http://www.maxpressnet.com.br/noticia-boxsa.asp?TIPO=CE&SQINF=386449

Nenhum comentário:

Postar um comentário