sábado, 17 de outubro de 2009

VOCÊ SABIA? Rotulo Coca Cola Azul !!!

Todos os anos, no mês de junho, é promovido o Festival de Parintins, no Amazonas. Uma festa folclórica que só perde, em tamanho, para o Carnaval, e cujo ápice é o enfrentamento de Caprichoso (representado pela cor azul) e Garantido (pela cor vermelha), que lutam para mostrar quem é o melhor Bumbá.
No decorrer dos três dias de festa, a cidade toda se divide na torcida. Quem é vermelho, não suporta e nem usa nada com a cor azul. E quem é azul, também não pode nem ver a outra cor na frente. Assim, placas e faixas da cor preferida são espalhadas por toda a cidade e casas chegam a ser pintadas nas cores de cada boi. A disputa é tão fervorosa, que a caneta dos juízes da disputa são de uma cor neutra: a verde, para evitar discussões.


Em meio a este cenário, a Coca Cola se deparou há alguns anos com um grande problema: os seguidores do Caprichoso não consumiam o refrigerante por causa da cor da latinha, pois acreditavam que isso os associava com a torcida do “inimigo”. Consequentemente, muitas pessoas passaram a consumir a Pepsi, cuja lata é predominantemente azul. Para contornar o problema, a Coca se viu obrigada a uma solução drástica: regionalizar um produto com comunicação mundial totalmente integrada.
Com autorização da matriz, localizada em Atlanta, foi criada uma versão azul do refrigerante de lata (um azul mais clarinho que a Pepsi, é claro). E para evitar que a empresa continuasse perdendo participação de mercado para a concorrente, a comunicação visual das peças veiculadas no período também foi totalmente adaptada. Desta forma, a Coca ficou em cima do muro, agradando a todos, e provando que para vender, muitas vezes é preciso se adaptar às características particulares do consumidor de determinada região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário